O que são plantas daninhas?

INTRODUÇÃO🌽🍌🍮

Desde o início da agricultura e da pecuária, as plantas que infestavam espontaneamente as áreas de ocupação humana e não eram utilizadas como alimentos, fibras ou forragem eram consideradas indesejáveis. Essas plantas, em termos de nomenclatura botânica, são consideradas pioneiras, ou seja, plantas evolutivamente adaptadas para a ocupação de áreas onde, por algum motivo, a vegetação original foi profundamente alterada, ocorrendo grande disponibilidade de habitats ao crescimento vegetal. Elas têm a função de criar habitats adequados ao início de uma sucessão de populações, que culmina no restabelecimento da vegetação original.

A expressão "planta-daninha" não se refere a qualquer função biológica conhecida. As plantas que atualmente causam danos às atividades humanas, à saúde do homem e ao meio ambiente, quando ocorrendo fora de sua área de distribuição geográfica ou em tamanhos populacionais acima da capacidadesuporte do ambiente, têm várias designações compatíveis com sua função biológica, como: planta parasita, planta exótica invasora, planta pioneira, planta trepadeira, entre outras. No entanto, todas essas plantas têm um caráter comum: sua indesejabilidade no local, época e forma em que ocorrem. Elas são indesejadas em virtude dos problemas que causam à produção agrícola, aos custos de produção, à manutenção da integridade de reservas ambientais, ao aumento dos riscos com acidentes em rodovias, ferrovias e hidrovias, à integridade de ambientes aquáticos e à geração de energia elétrica, entre outras importantes interferências.

Outros povos estabeleceram terminologia própria para esse tipo de vegetação, como “weed”, na língua inglesa, e “unkraut”, no alemão.

O termo planta-daninha deve ser adotado para designar qualquer planta superior que interfira nos interesses do homem e no meio ambiente, e o termo comunidade infestante seguido da qualificação do ambiente de ocorrência deve ser adotado nas publicações em português derivadas de autores brasileiros.

Fonte: PITELLI, Planta Daninha, Viçosa-MG, v. 33, n. 3, 2015.


Texto Completo - LINK

Vídeo de Introdução - LINK







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros de Fitopatologia - vol 1 e 2

Ferramenta de geolocalização de espécies