Silo Bolsa

O silo bolsa é uma nova tecnologia que vem sendo utilizado por produtores que não possuem acesso a armazéns ou silos para estocagem de seus produtos agrícolas. É formado em um túnel de polietileno de alta densidade constituído de três camadas, sendo duas internas pretas e uma exterior branca constituída de dióxido de titânio responsável por conferir mais resistência e reflexão dos raios solares que poderiam causar ressecamento da lona plástica.

 



Fonte: Retiradas da WEB


Os silos bolsa conseguem manter as propriedades originais dos grãos, reduzindo perdas por variação de umidade, ataque de insetos ou incidência de fungos, desde que realizado de forma adequada. Uma vez que o grão é ensilado os processos de respiração do grão reduzem o Oxigênio do interior, impedindo assim o desenvolvimento de pragas. Outro fato importante é a capacidade de segregar grãos em diferentes bolsas, separados por qualidade, tipo de semente, ou safra.

Principais vantagens:

• Ausência de fretes durante a colheita.
• Baixo custo por tonelada armazenada.
• Armazenagem de grãos organizada de acordo com sua característica.
• Aumento da capacidade de armazenagem em plantas armazenadoras.
• Investimento inicial mínimo.

A montagem do silo bolsa é simples pois já vem sanfonado e deve ser acoplado a uma máquina chamada embolsadora, na qual uma rosca sem fim conduz o grão para dentro do túnel. Escolhe-se a capacidade e realiza-se o processo.



Por seu baixo custo tem sido cogitado para auxilar a agricultura familiar a se organizar melhor.



Vídeo de equipamento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livros de Fitopatologia - vol 1 e 2

Ferramenta de geolocalização de espécies